terça-feira, 15 de março de 2011

O que significa o termo ressuscitar?

Segundo o dicionário Priberam da Lingua portuguesa
ressuscitar
v. tr.
1. Fazer voltar da morte à vida.
2. Fig. Restaurar, fazer reviver.
v. intr.
3. Voltar da morte à vida; ressurgir.
4. Aparecer novamente.
5. Por ext. Restabelecer-se de uma doença muito grave.
6. Escapar a um perigo mortal.
 
O conceito ressuscitar é diferente de ressurreição que significa surgir novamente, ele exprime no mais primitivo do significado literal " Fazer voltar da morte à vida". Primariamente o termo e o ato surgiu segundo a fé judaica e cristã em cujos relatos bíblicos referem-se a diversas passagens em que através de orações e fé no Deus da vida, foi possível reviver uma pessoa já morta.
Contenporâneamente a ciência utiliza-se do termo para exprimir o ato de trazer uma pessoa a vida quando ela perde os sinais vitais por curtissimo espaço de tempo, através de estímulos mecânicos, quimicos ou elétricos, a chamada ressuscitação cardio-pulmonar.
A diferença entre as duas formas de ressuscitação é clara, a primeira baseia-se na fé e no poder de Deus sob qualquer circunstancia, seja física ou temporal, de forma alguma é limitada ou dependente da ação e do conhecimento humano. A segunda é limitada a circunstância e dependente de diversos fatores biológicos e práticas médicas, método que nem sempre é eficaz, pois se não for aplicada em curto espaço de tempo o indivíduo pode ou não sobreviver, como pode ou não ficar com sequêlas irreparáveis por falta de oxigenação dos tecidos nervosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário